quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Teatro em Estado de Magia ( uma introdução)

Série Estudos: Teatro em Estado de Magia ( uma introdução)


Teatro em Estado de Magia
(Uma perspectiva para o trabalho cênico no Piauí)
“A magia é a aplicação da vontade humana,
dinamizada, a evolução rápida das forças da natureza”
“Tratado Elementar de Magia Prática”
GÉRARD ANACLET VINCENT ENCAUSSE (PAPUS)

            No trabalho do ator do Piahuy: Estúdio das Artes imaginação e técnica atuam como trampolim para o estado criativo(corpo, mente e espírito vivos que não mentem em situação de representação). Os sentidos devem estar voltados aos objetivos a serem alcançados. Esses objetivos, quase sempre, visam imprimir nuances de energia que atuam sob e sobre o espectador. Essa energia é vibracional.
          Presenças vibracionais(ou vibráteis) são conseguidas de várias formas: sinestésica, intelectual e emocionalmente. Vibrações acontecem quando forças conflitantes atuam no ator e ele permite-se conviver e transfigurar-se nelas(ator-doamento).
         O intérprete, obviamente, precisa corporificar os valores, conceitos e conteúdos que preconiza deve estar "cheio" deles. Por fim a energia é potencializada através da vontade dinamizada do ator(impulso irrefreável para ação), dilatando-se no espaço e no tempo dramático, instaurando uma situação que convencionei chamar de “Teatro em Estado de Magia”.
       “Teatro em Estado de Magia” remete a um modelo de trabalho de atuação, mas também, a uma visão de construção do espetáculo cênico que busca equilíbrio entre os aspectos: estéticos(realistas) e míticos(não-realistas), objetivos(evocam nos espectadores as mesmas sensações e emoções) e subjetivos(evocam diferentes emoções e sensações nos espectadores), concatenados(desenvolvimento de ações no tempo ou alternância de ações) e simultâneos(presença simultânea de ações), conteudísticos e formais. Colocando o espectador como partícipe do processo teatral na medida em que o reconhece como ser sócio-cultural que busca fruição através do ato artístico no intuito de evoluir cultural, valorativa,  emocional e espiritualmente.
Adriano  Abreu
Diretor Teatral
Presidente do Piahuy: Estúdio das Artes.
      

Manoel de Barros: Seis ou Treze Coisas que Aprendi Sozinho (fragmento)


Tem 4 teorias de árvore que eu conheço.
Primeira: que arbusto de monturo agüenta mais formiga.
Segunda: que uma planta de borra produz frutos ardentes.
Terceira: nas plantas que vingam por rachaduras lavra um poder mais lúbrico de antros.
Quarta: que há nas árvores avulsas uma assimilação maior de horizontes.

domingo, 4 de setembro de 2011

Pausa para poesia: Quintana.


Canção do Amor Imprevisto (Mário Quintana)

Eu sou um homem fechado.
O mundo me tornou egoísta e mau.
E a minha poesia é um vício triste,
Desesperado e solitário
Que eu faço tudo por abafar.
Mas tu apareceste com a tua boca fresca de madrugada,
Com o teu passo leve,
Com esses teus cabelos...
E o homem taciturno ficou imóvel, sem compreender
nada, numa alegria atônita…
A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil
Aonde viessem pousar os passarinhos.


Não quero estar irritado com determinada situação mas estou.  Quero amar uma pessoa mas não posso amá-la, me apaixono por uma pessoa contra a minha vontade, procuro a alegria e não acho, estou triste, não quero estar triste, mas estou.  O que quer dizer tudo isso?  Que as emoções são independentes da nossa vontade

Jerzy Grotowski




Grotowski é um cidadão da Polônia, que foi arrasada e dizimada pela invasão nazista e pelos campos de concentração concomitantes. Nascido em 1933, ele é testemunha e herdeiro, assim como a maioria de seus atores, da devastação de seu país. A marca daquela carnificina está no trabalho deles. É um monumento abstrato às conseqüências espirituais daquele evento horrendo.E é por isso que a maioria das produções feitas à la Grotowski são necessariamente em sua maioria fraudulentas. Seu teatro tem suas raízes arraigadas em uma experiência local especifica. É orgânico com uma tradição vivida, que foi estilhaçada e difamada por uma iniqüidade inimaginável e vergonha sem limite. Onde falta a uma arte os alicerces das realidades correspondentes, ela é ornamento, entretenimento, ou mais fingimento. (CLURMAN, 1997: 164)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Série Estudos: Teatro em Estado de Magia ( uma introdução)



Teatro em Estado de Magia
(Uma perspectiva para o trabalho cênico no Piauí)
“A magia é a aplicação da vontade humana,
dinamizada, a evolução rápida das forças da natureza”
“Tratado Elementar de Magia Prática”
GÉRARD ANACLET VINCENT ENCAUSSE (PAPUS)

            No trabalho do ator do Piahuy: Estúdio das Artes imaginação e técnica atuam como trampolim para o estado criativo(corpo, mente e espírito vivos que não mentem em situação de representação). Os sentidos devem estar voltados aos objetivos a serem alcançados. Esses objetivos, quase sempre, visam imprimir nuances de energia que atuam sob e sobre o espectador. Essa energia é vibracional.
          Presenças vibracionais(ou vibráteis) são conseguidas de várias formas: sinestésica, intelectual e emocionalmente. Vibrações acontecem quando forças conflitantes atuam no ator e ele permite-se conviver e transfigurar-se nelas(ator-doamento).
         O intérprete, obviamente, precisa corporificar os valores, conceitos e conteúdos que preconiza deve estar "cheio" deles. Por fim a energia é potencializada através da vontade dinamizada do ator(impulso irrefreável para ação), dilatando-se no espaço e no tempo dramático, instaurando uma situação que convencionei chamar de “Teatro em Estado de Magia”.
       “Teatro em Estado de Magia” remete a um modelo de trabalho de atuação, mas também, a uma visão de construção do espetáculo cênico que busca equilíbrio entre os aspectos: estéticos(realistas) e míticos(não-realistas), objetivos(evocam nos espectadores as mesmas sensações e emoções) e subjetivos(evocam diferentes emoções e sensações nos espectadores), concatenados(desenvolvimento de ações no tempo ou alternância de ações) e simultâneos(presença simultânea de ações), conteudísticos e formais. Colocando o espectador como partícipe do processo teatral na medida em que o reconhece como ser sócio-cultural que busca fruição através do ato artístico no intuito de evoluir cultural, valorativa,  emocional e espiritualmente.
Adriano  Abreu
Diretor Teatral
Presidente do Piahuy: Estúdio das Artes.
      

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Instantâneo: Antonin Artaud (essencial)



Onde as pessoas procuram criar obras
de arte, eu pretendo mostrar o meu
espírito.
Não concebo uma obra de arte
dissociada da vida.


Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha4 de setembrode 1896 — Paris em 4 de março de 1948) foi um poetaatorescritordramaturgoroteirista ediretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter BrookJerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.
Artaud foi encontrado morto em 4 de março de 1948, em seu quarto do hospício de Ivry, bairro de Paris. Estava aos pés da cama com um sapato na mão.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O Espectador e a Construção da Obra de Arte


O Espectador e a Construção da Obra de Arte


        Se o trabalho do ator(iz) é a minha bússola o espectador me serve como farol. Quando o encenador escolhe os "materiais" que utilizará no processo criativo não deve perder de vista a quem se destina o seu produto cultural. Aparentemente essa afirmação pode parecer óbvia, mas o encenador, técnicos e fundamentalmente atores(izes) estão imersos na feitura da obra, não raro, se esquecem que são apenas ferramentas, matéria prima e manufatura do espetáculo. A platéia é que fará com que o trabalho permaneça no espaço e, às vezes, no tempo.
        Os coletivos artísticos podem concretizar construções que ampliem o universo cultural, cognitivo, valorativo e espiritual do seu público, elevando as perspectivas da vida dessas pessoas lhes proporcionando, além de entretenimento, emoção estética e, por vezes, se a obra for autêntica, até momentos de fruição da alma. Porém, podemos realizar trabalhos que não contribuam com a evolução cultural do espectador e, muitas vezes, até chegam a estagná-la.  
        A escolha da matéria prima é importantíssima na fabricação da obra de arte. Impossível conseguir a cor grená se decido trabalhar com um lápis grafite. É muito improvável manter meu terno branco limpo em um chiqueiro de porcos. Como criar uma impressão de suavidade se o que manipulo é grosseiro?
       Após a escolha dos ingredientes faz-se o alimento. A minha experiência convenceu-me que se conhecermos o "sabor das substâncias" que escolhemos para a feitura do trabalho artístico fica mais simples a sua manipulação. Denominamos esse processo de pesquisa. Essa fase, essencialmente coletiva no trabalho teatral, deve ser feita em processo de laboratório (com todo cuidado e rigor que o termo sugere), na contemporaneidade essa prática não é só salutar é indispensável.
      Existe uma máxima que diz: “Dois tipos de espetáculos são imprestáveis: aqueles onde entendemos tudo e aqueles onde não entendemos nada”. A busca de equilíbrio entre os diversos aspectos que compõe a encenação devem definir aquilo que desejamos (re)passar. Duas coisas o espectador abomina: Uma é ser considerado um tolo e a outra é sentir-se tolo. Simultaneamente o espetáculo (isso vale para qualquer gênero artístico) deve oferecer a sua assistência o "enigma do mar revolto" e referenciais seguros no horizonte da obra.  Se o espectador é meu farol o meu trabalho cênico é navio para ele.
       Nessa maneira de pensar arte ousadia e humildade  andam juntas em relação amorosa. Os frutos dessa ação dialógica, entre artistas e público, será o fortalecimento de um elã metafísico. Pois se existem verdades na arte (e existem por mais que tentem negar os filhos do relativismo) revelam-se translucidamente na presença dos que a apreciam. Quem ignora esse princípio, por irredutibilidade conceitual ou por simples ignorância, age às cegas. A platéia é um fato concreto mesmo tendo seu gosto adulterado por séculos de dominação de uma arte inautêntica, sempre reagiu à autenticidade. Espectadores têm fome como filhos órfãos que esperam pacientemente adoção mesmo temporária, licenciosa ou fluida. Afinal, a platéia nunca foi escrava de ninguém quem pensa ao contrário está fadado ao fracasso. Cabe aos artistas, no tempo da vivência, alimentá-los, educá-los procurando nunca ser tiranizados por seu público (se isso acontece é o fim do artista e da arte) e, com muito cuidado, amá-los.  

Adriano Abreu
Diretor do Piauhy Estúdio das Artes



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Instantâneo: Frase de Fernanda Montenegro


"Nosso critério não é o de escolher papéis, mas procurar peças que queiram dizer alguma coisa. Fazer teatro é um destino"

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Instantâneo: O piauiense é um bode.



O piauiense nunca foi boi e muito menos jegue. Adoro pensar que somos um povo bode. Fortes, belos, extremamente resistentes, espertos e sexualmente muito ativos. A nossa bandeira deveria ser mesmo um couro de bode.

Instantâneo: Leila e Guinga em Catavento e Girassol

Coisa maravilhosa Guinga e Leila (letra de Guinga e Adir Blanc)

sábado, 4 de junho de 2011

Imagens: Corpo.


Trecho do balé Bach, 
criado em 1996, coreografia de Rodrigo Pederneiras, 
musica de Marco Antonio Guimaraes (do Uakti) sobre obra de Bach.

Instantâneo: Frase de Garcia Lorca (103 anos)





"A poesia não quer adeptos, quer amantes."




Poeta e dramaturgo espanhol nascido Fuente Vaqueros5 de junho de 1898. Federico García Lorca é considerado um dos mais importantes escritores modernos de língua espanhola. Canta com versos de extrema sensibilidade a alma popular da Andaluzia. Natural de Granada, através de sua poesia identifica-se com os mouros, judeus, negros e ciganos, alvos de perseguições ao longo da história de sua região. Ele próprio sente na pele a discriminação com que os espanhóis da época tratam o homossexualismo. E jamais deixou de manifestar aversão aos fascistas e aos militares franquistas. Vive dois anos em Nova York, onde escreve poemas que só são publicados após sua morte. De volta à Espanha, em 1931, dirige a La Barraca, companhia teatral ambulante do governo republicano espanhol, que percorre as aldeias de todo o país. Sua tragédia rural Bodas de Sangue (1933), uma história verdadeira de ciúme e morte entre camponeses da Andaluzia, abre uma nova era no teatro moderno. Em 1934, já é o mais famoso poeta e dramaturgo espanhol vivo. Morre jovem, fuzilado em 19 de agosto de 1936 em Granada, por militantes franquistas no início da Guerra Civil Espanhola. Outras peças importantes são Yerma (1934) e A Casa de Bernarda Alba (1936).

Uma Pausa Para Poesia: Se (de Hermogenes)


Se


Se, ao final desta existência,


Alguma ansiedade me restar
E conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito
No conflito, na discórdia…



Se ainda ocultar verdades
Para ocultar-me,
Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas…



Se restar abatimento e revolta
Pelo que não consegui
Possuir, fazer, dizer e mesmo ser…



Se eu retiver um pouco mais
Do pouco que é necessário
E persistir indiferente ao grande pranto do mundo…



Se algum ressentimento,
Algum ferimento
Impedir-me do imenso alívio
Que é o irrestritamente perdoar,



E, mais ainda,
Se ainda não souber sinceramente orar
Por quem me agrediu e injustiçou…



Se continuar a mediocremente
Denunciar o cisco no olho do outro
Sem conseguir vencer a treva e a trave
Em meu próprio…



Se seguir protestando
Reclamando, contestando,
Exigindo que o mundo mude
Sem qualquer esforço para mudar eu…



Se, indigente da incondicional alegria interior,
Em queixas, ais e lamúrias,
Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
Para a minha ainda imperiosa angústia…



Se, ainda incapaz
para a beatitude das almas santas,
precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende…



Se insistir ainda que o mundo silencie
Para que possa embeber-me de silêncio,
Sem saber realizá-lo em mim…



Se minha fortaleza e segurança
São ainda construídas com os materiais
Grosseiros e frágeis
Que o mundo empresta,
E eu neles ainda acredito…



Se, imprudente e cegamente,
Continuar desejando
Adquirir,
Multiplicar,
E reter
Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
Na ânsia de ser feliz…



Se, ainda presa do grande embuste,
Insistir e persistir iludido
Com a importância que me dou…



Se, ao fim de meus dias,
Continuar
Sem escutar, sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, que,
Dentro de mim,
Eu Sou,
Terei me perdido na multidão abortada
Dos perdulários dos divinos talentos,
Os talentos que a Vida
A todos confia,
E serei um fraco a mais,
Um traidor da própria vida,
Da Vida que investe em mim,
Que de mim espera
E que se vê frustrada
Diante de meu fim.



Se tudo isto acontecer
Terei parasitado a Vida
E inutilmente ocupado
O tempo
E o espaço
De Deus.
Terei meramente sido vencido
Pelo fim,
Sem ter atingido a Meta.


José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 42 anos de prática e ensino de yoga. Pai de 2 filhas, 6 netos e 4 bisnetos. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, o professor Hermógenes costuma dizer que se sente mais jovem hoje, aos 85 anos, do que se sentia aos 35. Doutor em yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treinamento anti-stress.


sábado, 21 de maio de 2011

Imagens: Pina.



"Pina", documentário de Wim Wenders sobre a dançarina e coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), causou comoção em Berlim. Segundo filme em 3D exibido no festival  de Berlim em 13 de fevereiro de 2011, foi considerado por muitos jornalistas e críticos uma experiência emocionante e profunda. Exibido na seleção oficial sem concorrer ao Urso de Ouro, é um tributo à principal cabeça criativa do Tanztheater Wuppertal, companhia que passou a dirigir no início dos anos 1970 e hoje leva o seu nome.









Pina Bausch faleceu aos 68 anos, 
cinco dias após ser diagnosticada com câncer no dia 30 junho de 2009.

domingo, 15 de maio de 2011

Uma Pausa Para Poesia: Fragmento do Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro



 XVIII 
   
                            Quem me dera que eu fosse o pó da estrada
                            E que os pés dos pobres me estivessem pisando...                            Quem me dera que eu fosse os rios que correm
                            E que as lavadeiras estivessem à minha beira...
                            Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio
                            E tivesse só o céu por cima e a água por baixo. . .
                            Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro
                            E que ele me batesse e me estimasse...
                            Antes isso que ser o que atravessa a vida
                            Olhando para trás de si e tendo pena ...
  




Pretenso mestre dos outros heterónimos de Fernando Pessoa
 Caeiro  é o meu favorito.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Instantâneo: Paulo Machado (Mestre Essencial)


Paulo Machado um dos grandes mestres da cultura piauiense. 
Tenho orgulho de ser seu contemporâneo e poder desfrutar de vez em quando da sua companhia

terça-feira, 3 de maio de 2011

Imagens: A Deusa da Misericordia.



Muito interessante a precisão e a preocupação estética sem exageros. Tudo muito codificado sem  a necessidade do algo mais que as vezes estraga.

Série Estudos: O ritual no teatro de Grotowski (Por Herê Aquino).

cartaz de um dos espetáculos
de
Grotowski

TEATRO E RITUAL

“A essência do teatro que procuramos é pulsar, movimento e ritmo”- J.Grotowski

Por Herê Aquino

Grotowski nos diz que se tivesse que definir suas pesquisas cênicas com uma frase, diria: Brincamos de Shiva, se referindo ao mito da dança de Shiva, o Dançarino Cósmico, o criador dos opostos nos contos mitológicos indianos, aquele que dança a totalidade e que, dançando, “gera tudo o que é e tudo que é destruirá”.

Nessa declaração Grotowski, nada mais quer, que mergulhar na realidade em todos os seus aspectos, na multiplicidade de suas aparências e ao mesmo tempo conservar-se como de fora, a distância extrema na tentativa de apreender a dança das formas, o pulsar das formas para chegar ao que é essencialmente teatral.

Mas o que é essencialmente teatral, ou o que é aquele fator único que decide o fato de algo ser teatral? O que permaneceria se eliminássemos do teatro o que não é teatro? Qual elemento que não poderia ser retomado por qualquer outro gênero artístico?
Para Grotowski essas perguntas o levariam ao cerne da questão em relação a reconstrução no teatro do jogo ritual a partir de elementos que restituíssem o seu princípio vital, objetivo principal de sua pesquisa.

Como os ritos primitivos tinham dado vida ao teatro, Grotowski acreditou, inicialmente, que esse princípio vital estaria unicamente na espontaneidade do teatro original, ou seja, “por meio do retorno ao ritual – em que participam como duas partes, os atores, isto é, os corifeus, e os espectadores, isto é, justamente os participantes – fosse possível reencontrar aquele cerimonial da participação direta, viva, uma reciprocidade peculiar (fenômeno um tanto raro nos nossos tempos), a reação imediata, aberta, liberada e autêntica.” Ou seja, através da co-participação, conseqüentemente chegaríamos ao fenômeno teatral vivo.

Nesse período as discussões também giravam em torno do que seria “arte”, que acabaram por definir como sendo algo artificial, porque construída e lapidada quando na criação de sua forma e, conseqüentemente, que tudo que era natural e orgânico não poderia ser artístico. Ao se aprofundar em suas pesquisas apreende o que, finalmente, acreditou ser o cerne desse teatro: a arte do ator.

A respeito dessa busca por esse teatro ritualístico advindo do trabalho do ator Grotowski nos fala: “Quando analiso atualmente aquele famoso ritual primitivo, o ritual dos selvagens, o que contém? Para o europeu que observa à parte, trata-se da espontaneidade, mas para o participante autêntico existe uma liturgia muito precisa, isto é, existe uma ordem original, uma certa linha preparada a priori, destilada pelas experiências coletivas, toda aquela ordem que se toma a base; e em torno dessa liturgia se entre cruzam justamente as variações; portanto é preparado a priori e ao mesmo tempo é espontâneo. Só quando a coisa está preparada se pode evitar o caos. Assim então se se quer traçar uma certa linha do comportamento humano que possa servir ao ator como uma espécie de pista de decolagem, como a chamava Stanislávski, é preciso possuir os “morfemas” dessa partitura, assim como as notas são os morfemas de uma partitura musical.” Portanto, o que Grotowski considera morfema são os impulsos que transbordam do interior do corpo para encontrar o exterior, não é o gesto em si, este é somente o seu acabamento, o ponto final, mas a estrutura das articulações dos impulsos que fluem da vida.

Os elementos que compõem o que chamamos ritual no teatro, ou seja, a co-participação, a espontaneidade, o mito, etc se configuram como fundamentais nessa busca pela vida pulsante no teatro, mas a função do teatro como jogo “ritual” é evidentemente diferente dos estereótipos que estão em nossa cabeças sobre ritual . “O ritual na religião é uma espécie de magia, o ritual no teatro, uma espécie de jogo. A questão é renovar o ritual, o ritual teatral, não religioso, mas humano: através do ato, não através da fé.”

Como disse Grotowski: Se o ato tem lugar, então o ator, isto é o ser humano, ultrapassa o estado de incompletude ao qual nós mesmos nos condenamos na vida cotidiana. Esmorece então a divisão entre pensamento e sentimento, entre corpo e alma, entre consciente e inconsciente, entre ver e instinto, entre sexo e cérebro; o ator que fez isso alcança a inteireza.


Herê Aquino
Diretora, pesquisadora e professora de teatro. 
Formada em "Direção Teatral"
 pelo Colégio de Direção Teatral
 do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma Pausa Para Poesia: primeira oração do caminho santificador (Por Adriano Abreu))


primeira oração do caminho santificador


precisamos  das  vitórias?
exercitamos     liberdades
extremada        disciplina
seguimos    os   caminhos
hesitações    ou    temores
matem-nos vivos
extenuados e convencidos:
- a vontade e o bem
serão    linhas      mestras



Primeiro poema do Livro preces subversivas
2º lugar nos concursos literários do Piauí
(Prêmio Torquato Neto) ano 2006 nunca
Editado pelo FUNDAC comforme edital.

Sente (se)

Sente (se) by Lunara-iá-laiê-laiá
Sente (se), a photo by Lunara-iá-laiê-laiá on Flickr.