segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cênico Funcional (treinamento para higiene do corpo voz)

 Após o treinamento os Atuantes são convidados a produzir um texto reverberando todas as sensações acolhidas. Segue abaixo:


8º ENCONTRO

Por Walba Soares
Ator

Iniciando mais um encontro, ciente de que esse momento é único, e que cada instante exige-me cada vez mais, e como isso buscar me superar. O trabalho inicia-se com a preparação (pré-expressivo) antes de qualquer coisa. A busca pela presentificação é necessária em todo e qualquer trabalho, caso contrário se torna exercícios e um treinamento por fazer. Respirar é/em tudo.

O trato com o sentir, observar, “limpar-se” tem me mostrado o quanto trabalhoso é a busca pela conscientização e limpeza corpórea. Tudo parte de uma rigorosa autodisciplina. Primeira parte de exercícios que se integram a parte seguinte que são as cenas, em que se vive o “momento de guerra” assim como na cena, independente do que aconteça, dentro dos limites. Importante perceber e entender conscientemente, todo o processo, a sintonia com os colegas de cena, o esforço e a superação valem muito. Não fazer por que tem que fazer, mas é necessário, para que se possa avançar, evoluir e ir para a cena com tudo e com as “defesas” no propósito do êxito.

Terceira parte enquadra-se no trabalho de improvisação. Desafiador para mm, onde travo comigo mesmo, bloqueios de com fazer esse jogo de maneira coerente e precisa. Entender a improvisação a fundo requer um trabalho constante, ou não se avança. O jogo é num primeiro momento improvisar sem olhar para o(a) parceiro de cena, mediante a circunstância proposta de um diálogo, o que para mim é complexo o jogo e a contracenação. Num segundo momento do mesmo, olhando para o outro, isso me leva a buscar estratégias, o que não é fácil. Um jogo de muita escuta, entrega e concentração.

Resumo o trabalho do dia de grande valia, ao meu trabalho pessoal enquanto atuante em construção. Inteligência, coragem, sabedoria, discernimento, fé e alegria, são requisitos importantes nesse processo e luta constante.


04.02.2021

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

Àllex Cruz
Ator

Apesar das dificuldades que rondam esse momento pandêmico que ainda seguimos, tivemos nosso segundo Cênico Funcional do ano, uma luta viva de continuar a trabalhar. Nesse dia começamos mais cedo , a partir de uma reunião na Casa da cultura, apresentando a nova gestão e esclarecendo alguma coisas, tudo isso fez parte desse Cênico Funcional, pois nos gerou conversas e reafirmações para nós mesmos sobre encarar nosso trabalho sempre.

Nesse novo encontro sigo exercitando minhas próprias limitações à não me limitarem. Continuo em estado de observação constante internas e externas, desde a entrada e o percurso do ar no meu corpo-mente até as execuções dos fragmentos da cenas, procurando vivenciar cada uma diante as diferenças sensações, respirações, os pensamentos que se passam durante a execução de cada um. Buscando cancelar o pensamento do porvir.

Esse porvir é algo muito recorrente em mim e que é difícil sair desse dessa ansiedade proporcionada por ele, e nos acaba levando a um local que é incerto. Porém, nunca é tarde para ir se percebendo e dando os primeiros pequenos passos para não deixar que isso  atrapalhe meu trabalho, um trabalho que é do momento assim como a vida.

As cenas extras vieram instigando mais ainda esses meus pensamentos pois foi improvisação, em momentos de improvisação eu acabo querendo organizar algo na minha mente, mesmo que eu não queira isso acontece inconscientemente. Entretanto, dessa vez eu pude simplesmente deixar que as coisas fluíssem a partir do seu acontecimento diante aquele momento. Olha e isso não foi nada fácil! Vejo como uma míni vitória que vai acontecendo por nossos caminhos. 

No fim do encontro compartilhei aos meus companheiros de trabalho dessas inquietações, e falei da minha nova relação com o silêncio que comecei a vivenciar nessas poucas semanas que iniciei uma nova jornada, a de morar sozinho mas não em solidão.

04.02.2021

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

Por Deus Sofia
Atriz

As cenas funcionais de hoje foram mais simples na execução mas puxadas no desempenho. 

Senti dificuldade em executar o skip mas tenho orientações e sei que posso melhorar com o tempo.

Felizmente não passei mal e acho isso um ganho no desenvolvimento: acredito que a continuidade desse trabalho, o pilates e agora o treino funcional estão me trazendo essa estabilidade.

Na respiração já consigo identificar quando há oxigenação demais e quando isso me causa tonturas. Procurei em todos os exercícios respirar conscientemente e acredito que tenha sido essencial para não passar mal e conseguir pular corda por mais tempo. Identifiquei também meus músculos contraídos e pesados quando não respirava, e isso me fazia parar o movimento, na corda e no polichinelo e dificultar a orientação física. 

No segundo momento da nossa prática fomos para o improviso. Senti uma conexão imediata com meu parceiro de cena, desde olhar e acordar silenciosamente que seriamos a primeira dupla e no jogo em si, sem olhar pro rosto do outro e depois olhando nos olhos. A vontade de acumulada há dias fazer teatro me livrou de pensar muito sobre o improviso, simplesmente deixei acontecer. Procuro ter essa orientação que nos é dirigida em mente.

Procurei me controlar para não falar muito e escutar mais meu parceiro. Percebi que "esqueci" a respiração mas que essa consciência de alguma forma já tem momentos internalizados. Procurar respirar dentro do diálogo já é algo que eu busco. 

Assistir os colegas e comentar o desempenho também foi um exercício de aprendizado prazeroso. 

Foi um encontro prazeroso e de cura.

04.02.2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário