segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cênico Funcional (treinamento para higiene do corpo voz)

 Após o treinamento os Atuantes são convidados a produzir um texto reverberando todas as sensações acolhidas. Segue abaixo:

9º ENCONTRO

Por Walba Soares
Ator

No início de mais um encontro, vem o trabalho pré-expressivo para que os “jogos comecem”, para que iniciem com concentração e disposição. Tendo o cuidado sempre de “acordar o corpo” e alinhar a coluna respiratória.

A parte seguinte do encontro é o das cenas, tem sido um trabalho de execução cada vez mais exigente dentro do propósito a se alcançar. O que antes era desafiador aos poucos vai se tornando algo prazeroso e possível, com consciência e atitude. A cada encontro percebo uma melhora no desenvolver tais cenas, como “exercício e não de sofrimento, mas de um treinamento contínuo e constante, colaborando cada vez mais nessa presentificação, escuta, equilíbrio.

Como etapa seguinte o trabalho de improvisação cada vez mais enriquecedor. Nessa parte percebo que é preciso sempre um cuidado aos detalhes do jogo, tudo é importante, desde a instalação para a cena, como também a compreensão da ação, contracenação e coerência. Como proposta a ser realizada tem-se um atuante numa narrativa pelo “sim” e outro pelo “não”. Dentro do exercício de improvisação não há tempo para pensar ou construção de algo antes... Pois o jogo está em ver até onde vai o jogo, seguindo caminhos inusitados ou previsíveis.

O trabalho complementar seguinte entra um elemento novo ao sinal dado, “blábláblá”, com isso surge algo dialogado e hora “blábláblá”, isso dentro de uma lógica e pensamento rápido, o desafio é constante. O que não pode é  perder o controle do jogo mais sim entrar e estar no jogo o tempo todo....
Com todo esse trilhar, só percebo o quão essencial é esse trabalho, integrado e conjunto, visando esse treinamento permanente do atuante.

18.02.2021

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

Por Deusa Sofia
Atriz

Cada vez mais estou atenta a minha voz e percebo com a prática do pilate e de funcional fora das atividades do grupo como a respiração é importante na execução dos movimentos: se não respiro adequadamente sinto as pernas pesarem, perco a força, erro e paro. Com certeza essa consciência é graças ao funcional cênico. É um trabalho que exige concentração, presença e controle e qualquer dispersão atrapalha o processo. Outra coisa percebi num exercício realizado no funcional cênico: a memória. Existem lugares no meu corpo, espaços onde a minha voz fica mais confortável e clara, mas em outros fica presa. E essa oscilação eu nunca tinha percebido, procurei durante o treino experimentar e me ouvir. Ainda não cheguei a esse lugar seguro mas percebo isso já é um ganho. E sei também que esse espaço está relacionado com memória e relaxamento, quando sinto tensões nos ombros e pescoço minha garganta se fecha. Recebo as orientações corretas,  claras, todas as dúvidas são sanadas mas é como se meu entendimento corporal e prático não acompanhasse a minha capacidade de assimilação mental do que me é explicado. 

Na segunda parte das nossas atividades novamente tivemos improvisos. É sempre um desafio escutar o outro e a si, sempre temos elementos complicadores mas eles são reveladores e perfeitos por isso. Improvisar é desafiador mas tem sido muito gostoso praticar, perceber e olhar o outro no jogo de contracenar.

 Fizemos um exercício de blá-blá-blá e manter uma história coerente e atento aos sons é realmente um malabarismo mental. É preciso muita aceitação. Foi preciso, no meu caso, não me bloquear ao trabalhar improviso com o diretor, que é sempre muito peculiar nas suas propostas, mas mesmo assim não foi tenso, foi difícil mas prazeroso. 

No mais, foi um encontro de rico de aprendizados, ganhos e pensamentos positivos sobre o futuro e nosso fazer.

18.02.2021

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

Por Àllex Cruz
Ator

Como de praxe iniciamos o 9° encontro do Cênico Funcional com o um dos exercícios mais importantes, o de dar continuidade ao processo de consciência respiratória, e destaco dois exercícios passados pela Silmara Silva nesse dia, que permearam todo o meu caminho.

O de respira e jogar em assopro de contra a parede. Esse me trouxe um grande despertar através de sensações de esquentamento pelo corpo de uma vez, e isso me trouxe um grande gás para ao execução das cenas.

O outro foi o vocalize usando a letra “I", com objeto de estimulo e atenção através de algo muito “simples": jogar uma bola de Basquete para nossos companheires de cena, produzido um som que vem de uma vibração na nuca. Houve um momento desse exercício que a vibração da nuca veio com grande força, e foi muito bom pois pude sentir uma dilatação em minha laringe, de uma forma que ainda não tinha acontecido. Isso me ajudou bastante na execução dos vocalizes durante os fragmentos das cenas.
Foram esses dois exercícios que permearam todo o circuito das cenas, assim como também na cena extra onde foi trabalhado o improviso usando a “blablação”. Que exercício! Mesmo com suas dificuldades foi muito divertido fazê-lo e assisti-lo. O improviso por si só exige do atuante uma atenção dobrada pois acontece em tempo real, esse exige o triplo. Nele eu continuei a exercitar o que já vinha trabalhando durante essas cenas de improvisação, conectando com as práticas feitas no dia. O exercício do sopro que me trouxe o alerta e o exercício do jogo com a bola e vocalize que me trouxe as percepções de mim e o meu redor.

A cada Cênico Funcional eu venho encontrando uma forma de interligar um ao outro, vendo-os não como um dia de cada vez, mas sim dias que segue um fluxo nesse trabalho autoral.

18.02.2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário