quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Teatro em Estado de Magia ( uma introdução)

Série Estudos: Teatro em Estado de Magia ( uma introdução)


Teatro em Estado de Magia
(Uma perspectiva para o trabalho cênico no Piauí)
“A magia é a aplicação da vontade humana,
dinamizada, a evolução rápida das forças da natureza”
“Tratado Elementar de Magia Prática”
GÉRARD ANACLET VINCENT ENCAUSSE (PAPUS)

            No trabalho do ator do Piahuy: Estúdio das Artes imaginação e técnica atuam como trampolim para o estado criativo(corpo, mente e espírito vivos que não mentem em situação de representação). Os sentidos devem estar voltados aos objetivos a serem alcançados. Esses objetivos, quase sempre, visam imprimir nuances de energia que atuam sob e sobre o espectador. Essa energia é vibracional.
          Presenças vibracionais(ou vibráteis) são conseguidas de várias formas: sinestésica, intelectual e emocionalmente. Vibrações acontecem quando forças conflitantes atuam no ator e ele permite-se conviver e transfigurar-se nelas(ator-doamento).
         O intérprete, obviamente, precisa corporificar os valores, conceitos e conteúdos que preconiza deve estar "cheio" deles. Por fim a energia é potencializada através da vontade dinamizada do ator(impulso irrefreável para ação), dilatando-se no espaço e no tempo dramático, instaurando uma situação que convencionei chamar de “Teatro em Estado de Magia”.
       “Teatro em Estado de Magia” remete a um modelo de trabalho de atuação, mas também, a uma visão de construção do espetáculo cênico que busca equilíbrio entre os aspectos: estéticos(realistas) e míticos(não-realistas), objetivos(evocam nos espectadores as mesmas sensações e emoções) e subjetivos(evocam diferentes emoções e sensações nos espectadores), concatenados(desenvolvimento de ações no tempo ou alternância de ações) e simultâneos(presença simultânea de ações), conteudísticos e formais. Colocando o espectador como partícipe do processo teatral na medida em que o reconhece como ser sócio-cultural que busca fruição através do ato artístico no intuito de evoluir cultural, valorativa,  emocional e espiritualmente.
Adriano  Abreu
Diretor Teatral
Presidente do Piahuy: Estúdio das Artes.
      

2 comentários:

  1. Seria uma proposta de teatro em busca da alquimia do ser concretizado pela magia profunda da essência humana integrada à natureza?

    Seria a busca da verdade construída através da magia?

    Seria a busca da perfeição estética, escôpo da arte?

    Seria um teatro humano alquímico libertador?

    Seria o teatro em busca do nirvana?

    Não importa. Teatro é a arte da essência humana que transcende a estética e concretiza o gesto, o ato, a ação.

    Encantada, Adriano!

    Laureni Dantas.

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    1. Laureni é uma tentativa de "crescimento e realização" física, intelectual, emocional e espiritual usando o teatro e suas ferramentas como caminho.

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