quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Cênico Funcional (treinamento para higiene do corpo voz)

  Após o treinamento os Atuantes são convidados a produzir um texto reverberando todas as sensações acolhidas. Segue abaixo:

7º ENCONTRO

Por Deusa Sofia
Atriz

Nesse reencontro pós recesso percebi um cansaço maior e nem foi devido a estar parada por muitos dias, continuei minhas corridas (menos regulares) e o pilates mas claro, nada isso não supre a intensidade das cenas que fazemos. 

Logo no aquecimento respiratório do exercício fole, senti tonturas, uma oxigenação mais intensa, suei bastante. 

Destaco durante as cenas a execução do exercício com cinturão de explosão, ainda um desafio muito grande pra mim, pois exige muita forte no core e é justamente onde ainda estou fragil. Mas procurei não me condenar, ainda bem que posso ter essa consciência e trabalhar em cima disso. É uma honra, uma sorte e uma alegria ter orientações sinceras e especializadas para tal. 

Nas cenas extras foi proposto um exercício de relaxamento e meditação guiada. Me surpreendi como me entreguei tão rapidamente, durante a semana devido a problemas pessoais, tentei muitas vezes sem sucesso meditar, mas ali consegui relaxar e criar imagens relaxantes que eu sinto que ainda verei. 

Reencontrar os colegas na mesma energia e alegria foi um bálsamo de Esperança ❤️

21.01.2021

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

Por Àllex Cruz
Ator

Um novo ano se inicia e as poucos voltamos ao trabalho, buscando foco, esperança, fé e derramando muito suor. As sensações de reencontro são sempre bem vindas e nos faz bem, foi assim que comecei o primeiro cênico funcional do ano, além da vontade de continuar o trabalho que, durante o recesso por me envolver mais com teoria acabei deixando um pouco de lado as práticas, porém ainda continuar no estudo da respiração, mesmo que de uma forma não muito diária.

O Trabalho na verdade se iniciou bem antes de chegar no local, durante o momento que acordei eu já estava me preparando, ou talvez no dia que o Adriano nos avisou do retorno? A vontade de estar ali suando, retornando essa lavação corpórea vocal através de cada uma das cenas me empolgou bastante. Não tive grandes dificuldades durante os exercícios das cenas, claro que na primeira cena sempre é um momento  de reconhecimento para que depois as coisas fluam.

Iniciei e levei todo o trabalho ainda exercitando o que a Silmara já havia nos passado no encontros anteriores, a concentração, consciência da respiração, as minha explosões involuntárias, entre outras coisas internas e externas que são de forte importância para esse processo.

Por fim a Silmara nos recebe no exercício extra fazendo um momento de encontro de mim comigo mesmo, através de um momento de meditação. Onde pude viver internamente sensações novas e totalmente irreconhecíveis para mim, completamente diferente das meditações que tento fazer por mim mesmo, em que no fim foram liberadoras.

Assim mais um ano se inicia para mim e o Coletivo, não sei se ainda é novo pois parece que tudo está voltando ou continuando, enfim, estou tentando não criar expectativas do porvir, algo bastante difícil para mim, mas tenho que viver o agora e continuar trabalhando.

21.01.2021

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

Por Walba Soares
Ator

A experiência do retorno das atividades, depois de um recesso intenso, me impulsiona a entender mais o trabalho corpóreo-vocal com mais “escuta” e consciência. O Início parte de exercícios de ativação, reações e alinhamento com essa coluna respiratória de onde parte e colabora para o desenvolvimento do trabalho cênico-funcional. Essa respiração parte de um ponto que ativa demais área do corpo de forma a ser trabalhada (oxigenada) constantemente.

Como reação é a busca de destravar e fazer com essa respiração flua em cada parte com organicidade e compreensão de cada estímulo. Meu corpo precisa estar disponível para o trabalho, para que aja uma integração de cada momento e ação do treinamento.

Para a parte seguinte do trabalho das cenas, o desafio de poder passar cada uma das cinco etapas, se torna vantajoso, quando eu me conscientizo da dinâmica, funcionamento e economia de energia, para cada atividade executada. Um trabalho de escuta e concentração sempre, um movimento sem controle ou desorientado, pode levar reações inesperadas do organismo como um todo. Além da busca pela superação dos meus limites de maneira consciente e integral (corpo mente e espírito).

A etapa seguinte do trabalho proporciona uma reconecção comigo mesmo com a terra e o espaço. Um trabalho de muita sutileza e ativação do meu corpo. Partindo de um relaxamento e meditação guiada, que me faz ver uma luz (amarela) transcendente, que me guia o tempo todo, diante de imagens já vivenciadas. Enfim um reencontro de abastecimento de energia, equilíbrio e autoconhecimento.

21.01.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário