Teatro em Estado de Magia
(Uma perspectiva para o trabalho cênico no Piauí)
“A magia é a aplicação da vontade humana,
dinamizada, a evolução rápida das forças da natureza”
“Tratado Elementar de Magia Prática”
GÉRARD ANACLET VINCENT ENCAUSSE (PAPUS)
No trabalho do ator do Piahuy: Estúdio das Artes
imaginação e técnica atuam como trampolim para o estado
criativo(corpo, mente e espírito vivos que não mentem em situação de
representação). Os sentidos devem estar voltados aos objetivos a serem
alcançados. Esses objetivos, quase sempre, visam imprimir nuances de
energia que atuam sob e sobre o espectador. Essa energia é vibracional.
Presenças vibracionais(ou vibráteis) são conseguidas de várias
formas: sinestésica, intelectual e emocionalmente. Vibrações acontecem
quando forças conflitantes atuam no ator e ele permite-se conviver e
transfigurar-se nelas(ator-doamento).
O intérprete, obviamente, precisa corporificar os valores,
conceitos e conteúdos que preconiza deve estar "cheio" deles. Por fim a
energia é potencializada através da vontade dinamizada do ator(impulso
irrefreável para ação), dilatando-se no espaço e no tempo dramático,
instaurando uma situação que convencionei chamar de “Teatro em Estado de Magia”.
“Teatro em Estado de Magia”
remete a um modelo de trabalho de atuação, mas também, a uma visão de
construção do espetáculo cênico que busca equilíbrio entre os aspectos:
estéticos(realistas) e míticos(não-realistas), objetivos(evocam nos
espectadores as mesmas sensações e emoções) e subjetivos(evocam
diferentes emoções e sensações nos espectadores),
concatenados(desenvolvimento de ações no tempo ou alternância de ações) e
simultâneos(presença simultânea de ações), conteudísticos e formais.
Colocando o espectador como partícipe do processo teatral na medida em
que o reconhece como ser sócio-cultural que busca fruição através do ato
artístico no intuito de evoluir cultural, valorativa, emocional e
espiritualmente.
Adriano Abreu
Diretor Teatral
Presidente do Piahuy: Estúdio das Artes.